Programa de Educação Tutorial - Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED
Cartografia para Crianças
Cadernos do PET: Observatório da Grande Florianópolis
-
Publicação anual intitulada Cadernos do PET que tem como objetivo, dar visibilidade às pesquisas do grupo e apoiar a publicação dos professores e alunos da graduação e pós-graduação dos cursos ligados à Geografia da FAED/ UDESC, quais sejam: o Curso de Geografia (licenciatura e bacharelado) e o Curso de Mestrado Profissionalizante em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (MPPT) e; também, aos cursos de Geografia, Arquitetura, História da UFSC, cujos colegas tem trabalhado com o grupo PET-Geografia/UDESC e colaborado com artigos e reflexões.
-
Esse projeto consiste em oficinas cujo objetivo é despertar o interesse das crianças para a ciência cartográfica. Através da participação no concurso nacional de cartografia para crianças, pretende-se desenvolver o gosto e a habilidade de trabalhar com mapas. As oficinas foram planejadas com a duração de 4 horas e serão ministradas para três turmas de crianças (uma turma de até 09 anos de idade, uma de 9 a 12 anos e outra de 13 a 15 anos de idade).
-
As oficinas tem como objetivo a alfabetização cartográfica. Como produto final desta formação serão confeccionados desenhos que, depois de selecionados, serão enviados para o Concurso de Cartografia para Crianças. Serão vinte desenhos selecionados.
-
Para a capacitação dos graduandos, que vão ministrar as oficinas, será realizado um minicurso com professor convidado especializado na área da educação cartográfica.
-
Trata-se de uma proposta-piloto para habilitar alunos do ensino fundamental na linguagem cartográfica, confeccionando mapas e refletindo sobre a representação e seus limites.
-
A escola será escolhida ao longo do primeiro semestre, pois a adesão e interesse dos professores é fundamental para o desenvolvimento de um projeto como este, cujo estímulo se dará através da possibilidade de participar de um concurso nacional.
-
O projeto visa sensibilizar crianças de 6 à 12 para a problemática ambiental. As oficinas irão abordar assuntos relacionados à localização do local de aplicação do projeto, tornando o aprendizado da criança mais interativo e objetivo. O uso de dinâmicas contorna a dificuldade de se manter uma criança atenta ao projeto e assim possibilita uma melhor aprendizagem. Os mecanismos de avaliação se darão pautados na qualidade da oficina ministrada pelos integrantes do grupo, bem como pelo aproveitamento dos alunos participantes.
-
O projeto é interdisciplinar, insterinstitucional e está previsto na Proposta Curricular do Curso de Geografia.
-
O projeto CINEPET visa a sensibilização das crianças e adolescentes da escola quanto a assuntos importantes, provocando o debate e a ajudando na formação de uma opinião consciente. Os assuntos dos filmes e dos debates são muitas vezes sugeridos pelo professor responsável pela turma, geralmente em torno de: sexualidade, uso de drogas, violência, preconceito.
-
Os filmes apresentados têm uma proposta de debate, que tem como fio condutor uma obra cinematográfica de temática geográfica ou afim, questionadora, e que possa suscitar interação entre os bolsistas do programa, os palestrantes convidados e os alunos. Aproximando, assim, a comunidade não-acadêmica da Universidade. As sessões contam, muitas vezes, com a participação de professores do centro que trabalham com a temática do filme proposto pelo CinePET. No ano de 2011 oferecemos as sessões de CinePET aos alunos da Escola Leonor de Barros, em 2012 ofereceremos também aos alunos da Escola Indígena de Biguaçu. O projeto contará com o auxílio dos petianos, além de mais um bolsista de extensão e professores do curso de Geografia. A avaliação da atividade se dará pelo interesse e participação dos alunos, bem como da qualidade da apresentação e das discussões proporcionadas pelos petianos.
Educação Ambiental
CinePET
Extensão
O PET desenvolve suas atividades de extensão em parceria com diversas instituições públicas e privadas de Florianópolis e Santa Catarina.
Geografia
como Profissão
-
Em pesquisa recente sobre o abandono no curso de Geografia, constatou-se que a maioria dos alunos que abandonaram o curso tinham a Geografia como segunda, terceira e até quarta opção. Como o abandono tem aumentado nos últimos anos, resolvemos fazer uma campanha de sensibilização e visibilidade da profissão junto aos alunos do ensino médio; visando estimular a escolha desta profissão.
-
Junto com a Prof. Dra. Edna Lindaura Luiz, foi confeccionado material sobre a profissão do geógrafo. O projeto realiza-se a partir da apresentação deste material para as turmas de terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas. Serão avaliados tanto a qualidade da apresentação bem como o interesse dos alunos participantes.
-
Esta atividade tem por objetivo dar visibilidade à profissão do geógrafo e estimular os alunos a elegerem este métier quando do período de escolhas profissionais no vestibular
PET Vestibular Solidário
-
Neste projeto o grupo PET Geografia busca uma parceria com cursos Pré-Vestibulares Comunitários estabelecendo atividades de auxílio. Dando aulas com conteúdos da Geografia e apoio na forma de monitoria. O objetivo é contribuir para que pessoas de classes mais necessitadas ingressem nas universidades e aprimorem sua formação, conseguindo ter profissões com remunerações mais dignas.
-
O PET Registra é um programa pretende registrar e divulgar debates sobre assuntos pertinentes aos aspectos geográficos físicos e humanos, pretende-se realizar o trabalho através de registro áudio-visual embasadas em entrevistas, depoimentos e verificações apoiadas em bases teóricas de acordo com o tema abordado.
-
Tal registro culminará em um documentário com a temática escolhida pelo grupo no início do primeiro semestre de cada ano. O documentário terá duração aproximada de 50 minutos e será apresentado para o público da universidade, das escolas públicas e privadas e enviado para a TV escola, TV UFSC. A ideia é trabalhar alguns temas e veicular esse debate pela televisão e/ou apresentar em escolas com debate ao final da apresentação.